Ricardo Reis defende o prazer do momento como caminho para a felicidade. Apesar deste prazer que procura e da felicidade que deseja alcançar, considera que nunca se consegue a verdadeira calma e tranquilidade. Sente que tem de viver em conformidade com as leis do destino, indiferente à dor e ao desprazer numa verdadeira ilusão da felicidade, conseguida pelo esforço estóico lúcido e disciplinado. Evita as grandes emoções, sendo a favor da moderação dos prazeres.
Na nossa composição, optamos por simbolizar essa ataraxia e essa passividade perante a vida de uma forma metafórica. "(Enlacemos as mãos.)" é um verso do poema "Vem sentar-te comigo Lídia, à beira rio" de sua autoria que captou a nossa atenção. A nossa representação é exactamente isso: duas mãos, enlaçadas, entre parênteses. Queríamos transmitir a ideia de que, para Ricardo Reis, qualquer emoção deve ser planeada, organizada, colocada entre parênteses como informação adicional, não espontânea.
Ao contrário do trabalho de Alberto Caeiro, este funcionou exactamente como imaginámos e vai ao encontro da nossa mensagem.
As mãos e o parênteses são compostos com as 24 linhas de texto e os versos propostos pela professora:
"Ser-me-ás suave à memória lembrando-te assim – à beira-rio,
Pagã triste e com flores no regaço."
Usámos um tipo de letra mais trabalhado e no contorno das mãos são legíveis os versos acima transcritos. Recorremos apenas ao preto, branco e cinzento no sentido de transmitir uma certa estabilidade e ausência de sensações fortes.
Ao contrário do trabalho de Alberto Caeiro, este funcionou exactamente como imaginámos e vai ao encontro da nossa mensagem.
As mãos e o parênteses são compostos com as 24 linhas de texto e os versos propostos pela professora:
"Ser-me-ás suave à memória lembrando-te assim – à beira-rio,
Pagã triste e com flores no regaço."
Usámos um tipo de letra mais trabalhado e no contorno das mãos são legíveis os versos acima transcritos. Recorremos apenas ao preto, branco e cinzento no sentido de transmitir uma certa estabilidade e ausência de sensações fortes.
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