terça-feira, 20 de abril de 2010

Significado da cor

A terceira proposta de trabalho no âmbito de design de comunicação visual consiste na modificação de imagens e da sua carga significativa trabalhando apenas ao nível da cor.
A cor tem um papel crucial na comunicação visual. Ela conduz o olhar do observador, destaca espaços, integra ou fragmenta áreas, auxilia no processo de memorização e, acima de tudo isso, ela transporta o observador no sentido de ir ao encontro daquilo que o comunicador queria transmitir.
A fase inicial deste projecto consiste na recolha de exemplos de imagens do nosso dia-a-dia em que a cor represente um papel crucial no estabelecimento do significado da imagem.

Exemplo 1
Neste exemplo, o uso da cor vermelha é essencial no processo de construção da personagem Pucca - uma apaixonada, cuja vida gira em torno do amor.

Exemplo 2

Já a Hello Kitty, boneca desenhada em homenagem a crianças que não conseguem falar, é cor-de-rosa no sentido de atribuir à personagem a sua inocência, serenidade e felicidade.

Exemplo 3

No caso da OLÁ, marca de gelados, a utilização de cores quentes procura identificar a marca com a época em que é mais comercializada - o verão - aproximando-se assim da forma como as pessoas se sentem e vêem.

Exemplo 4

Por sua vez, a NESTLÉ, para a sua gama de gelados, optou por uma imagem de cores frias. Em vez de estabelecer uma proximidade com a época de comercialização, a marca dá sensação de refresco - indo ao encontro daquilo que as pessoas procuram.

Exemplo 5

Neste anúncio da benetton, como em todos os outros, aliás, a cor desempenha um papel chave na transmissão da mensagem de igualdade. É usada a cor do coração, como órgão humano, sendo estes legendados com a cor racial da pessoa a quem pertencem.

Exemplo 6

O laranja é uma cor quente que transmite movimento e espontaneidade. É uma cor alegre que liberta de emoções negativas e nos faz sentir menos inseguros. Como marca de roupa juvenil, a BERSHKA optou por utilizar essa cor para a sua imagem, uma vez que espera transmitir esse carácter positivo e espontâneo.

Exemplo 7

A Toys r us é uma loja infantil e, como tal, a sua imagem deve transmitir carácter jovial do seu conteúdo. São usadas as mais variadas cores no sentido de reforçar esse aspecto.

Exemplo 8

O amarelo é uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo. Esta série televisiva é uma comédia que procura satirizar vários aspectos da sociedade actual. Ao utilizar estas cores, o logo capta a atenção e transmite a "festa" que, a título de sátira, é constante ao longo dos episódios.

Exemplo 9

O vermelho simboliza o poder, é a cor que se associa à vitalidade e à ambição. Contribui para a construção da confiança, coragem e atitude perante a vida.
A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos. Assume-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo, tendo o Homem no centro de todas as suas preocupações (in www.ami.org.pt). Assim, a cor vermelha reforça os valores da marca.

Exemplo 10

A cor dourado, assim como o amarelo, está associada à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais e sabedoria. O FMI é a fundação que conduz programas em questões públicas, relacionadas com a fome, a educação e a indústria monetária. Desta forma, as cores são fortes e transmitem segurança/confiança no trabalho da fundação.

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